Este post irá ajudar as Maquiadoras de Plantão a montar sua Maleta de Maquiagem. Não se desespere em memorizar tudo, no final do post deixarei um check list com itens para facilitar sua organização e ajudar a não esquecer de nenhum item necessário para deixar suas clientes lindas. Então vem comigo:

Maleta de Maquiagem: Como criar a sua de forma rápida e fácil

1. Limpeza da Pele

Maleta de Maquiagem - Limpeza de Pele

Muitas clientes não chegam para a Maquiagem com a pele preparada, por isso temos que estar munidos de itens básico de Limpeza para deixar a pele preparada para receber a maquiagem.

O demaquilante é um item indispensável na sua maleta de maquiagem, visto que muitas vezes a cliente pode ir até você usando máscara de cílios, então você deve estar preparada com um bom demaquilante para a remoção da mesma antes de iniciar a limpeza da pele.

O ideal seria se pudemos cumprir os 3 passos de Limpeza da Pele: Lavar, Tonificar e hidratar. Mas muitas vezes não é possível levar a cliente até o lavatório para que ela lave o rosto. Por isso é fundamental ter em sua Maleta de Maquiagem um bom tônico e hidratante. O tônico complementa a limpeza da pele, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e impurezas do dia a dia. A tonificação devolve o pH natural, deixando a pele fresca e suave e preparada para receber a hidratação. Lembrando que para peles oleosas é recomendado utilizar um tônico adstringente no lugar do tônico comum.

Depois de tonificar a pele da nossa cliente é preciso hidratar. E não pensem que hidratação tem a ver com oleosidade. Basta escolher o hidratante certo para o tipo de pele da cliente. Para peles secas, um hidratante apropriado e para peles oleosas, um hidratante mais fluído e específico ou até mesmo uma água termal que garantirá uma hidratação suave e controle da oleosidade. Ah, e se a make for para o dia não podemos esquecer o filtro solar – item obrigatório!

2. Primers (rosto e olhos) e Finalizadores

Primer Facial

Maleta de Maquiagem Primer Facial

Pele limpa, chegou a hora de começar a maquiagem de fato. O primeiro passo é um bom primer facial, ele vai preparar a pele para receber a maquiagem criando uma “barreira protetora”, uma película que vai cobrir poros, linhas finas e deixar a pele macia, além de fixar a maquiagem, controlar a oleosidade e conferir uma aparência aveludada e bonita, ajudando inclusive a espalhar a base.

Existem primers facial com diferentes funções, alguns minimizam a aparência dos poros, outros prometem segurar a oleosidade, enfim, com diversas opções no mercado eu particularmente recomendo termos em nossa necessaire um primer com tecnologia HD. Mas por que?

Como a grande maioria das clientes de maquiagem estão se maquiando para eventos, festas, provavelmente as fotos vão reinar durante a noite. Os primers com tecnologia HD são ideais para a fotografia e filmagem. No geral eles são bem cremosos e unem diversas funções como controlar o brilho, disfarçar linhas finas e poros dilatados e deixam a pele mais suave e pronta para receber a base.

Sendo assim escolher um primer facial com tecnologia HD é uma boa opção para ter em sua maleta de maquiagem evitando assim levar diversos primers e ter um acúmulo de produto.

Primer e Fixadores para Olhos e Base de Sombras

Maleta de Maquiagem - Primer e fixador

Toda sombra por mais pigmentada que seja precisa de um bom primer | fixador. Tanto os primers como os fixadores possuem basicamente a mesma função, potencializar a cor da sombra e aumentar a durabilidade fazendo com que ela dura a noite inteira. O que difere entre o primer e o fixador é basicamente a textura, resultado e a forma de aplicação.

Posteriormente vou fazer um post específico sobre as diferenças entre eles, mas como o tópico é do que ter em sua maleta de maquiagem vou deixar minhas sugestões. Acredito que é fundamental ter um primer e também um fixador.

O primer por ter uma textura mais leve é ideal para sombras em pó e compactas.

Já os fixadores de sombra, possuem uma textura mais grudenta, tipo colinha mesmo, esses são ideias para glitters e brilhos.

Portanto como muitas vezes não sabemos o que nossa cliente irá preferir em sua maquiagem, é fundamental estar munidas das duas formas de potencializadores de sombra.

Vale ressaltar que muitas marcas trocam os nomes dos produtos, então preste atenção mais na consistência do que no próprio nome: primers – textura em creme e mais líquida | fixadores: tipo colinha e mais pastoso.

Base de Sombras

Essas belezinhas possuem as mesmas funções do primer e fixadores, porém normalmente possuem uma cor específica, são sombras cremosas que aplicadas por baixo da sombra em pó irá conferir mais pigmentação deixando a cor da sua sombra mais viva, evita o acúmulo de sombra nas dobrinhas e aumentam a durabilidade.

As Bases de Sombras mais fomosas são os Jumbos e Bases de Sombra da Nyx, as Collor Tatoos da Maybelline e os Paint Pots da MAC.

Recomendo que se tenha em sua maleta no jumbo branco e um preto no mínimo, pois com o branco você consegue deixar sombras coloridas mais vibrantes e com o jumbo preto você cria uma base para um olho preto esfumado aumentando ainda mais a duração da maquiagem.

Os Paint Pots da MAC e as Collor Tattos da Maybelline possuem diversas tonalidades. Não é um item obrigatório em sua maleta pois podem ser substituídos pelos fixadores e primers, porém a medida que tiver oportunidade vá acrescendo em sua coleção cores básicas como o Bad to Bronze – Collor Tatto da Maybelline.

 3. Bases

Maleta de Maquiagem -  Bases

A Base é indispensável! Ela é que vai cobrir e uniformizar toda a pele do rosto da cliente para então dar vida à maquiagem. Costumo dizer que os produtos de pele são os principais e aqueles que devemos nos atentar para uma qualidade indiscutível e uma aplicação perfeita.

Existem diversos tipos de base: cremosas, líquidas, pancakes, em bastão, e em pó. Todas tem suas vantagens e desvantagens. Porém para a maquiagem profissional, recomendo que tenha em sua Maleta de Maquiagem bases líquidas. Pois são mais fácil de se trabalhar e também de adaptar a cor da sua cliente.

Falando em tonalidades, essa é a parte que gera mais dúvidas. As brasileiras possuem um tom bem variado de cores da pele. Para quem tá começando sua vida de maquiadora, fica complicado até financeiramente falando ter todos os tons de base existentes. Então particularmente recomendo ter no mínimo 4 tons de base: uma mais clarinha, 2 de tons intermediários e 1 mais escura. Com esses 4 tons, você consegue misturar elas entre si para chegar na tonalidade da sua cliente. A medida que você tiver oportunidade vá ampliando seu kit.

Agora a pergunta que não quer calar: qual marca de base comprar? Existem bases excelentes como MAC, Make Up Forever HD entre outras porém o custo é bem maior. Como dica recomendo as bases de acabamento matte da Mary Kay, são fáceis de encontrar, com um preço justo e de excelente qualidade.

Mas porque a base de acabamento matte? A maioria das brasileiras possuem pele mista a oleosa, então o acabamento matte atende melhor esse público e caso sua cliente tenha a pele seca, você pode misturar um pouquinho de hidratante oil frre com a base para que ela fique mais hidratante e não craquele.

4. Corretivos

Maleta de Maquiagem - Corretivos

Os corretivos servem para camuflar pequenas imperfeições, manchas e olheiras. Existem corretivos no tom de pele e corretivos coloridos.  Irei montar um post específico com a função de cada corretivo, o que acham?

No geral, corretivos coloridos devem ser aplicados antes da base e já os corretivos no tom da pele, eu particularmente prefiro aplicá-lo depois da base, para corrigir somente o que a base não camuflou, evitando assim excesso de produto.

Assim como as bases, existem diferentes texturas de corretivos: cremosos, líquidos, em bastão, creme. Assim como também existem diferentes tonalidades.

Eu particularmente gosto de apostar nos corretivos líquidos para minhas clientes, pois eles tendem a não acumular em peles maduras, são mais sequinhos que os em creme, atendendo bem as peles oleosas e evitam o excesso de produto.

Quanto as tonalidades, escolha 3 tons diferentes de corretivo para sua maleta no mínimo : um claro, um médio e um escuro e com eles você poderá fazer as misturas necessárias para chegar na tonalidade da sua cliente.

Um dica bem legal e que eu uso bastante é ter uma paleta de corretivos. Essas paletas de corretivos são excelentes pois em um único produto você tem uma gama bastante variada de tonalidades. Sem falar que você também poderá usá-la para criar efeitos de contorno e iluminação. Sendo assim um produto multiuso.

Apesar de ser cremosos, os corretivos dessa paleta são bem sequinhos, e em pele maduras você pode misturar com um pouquinho de primer para evitar que acumule nas linhas de expressão deixando-os mais hidratantes.

5.  Pó Facial

Maleta de Maquiagem - Pó-Facial

Existes muitos mitos quanto a função do pó na maquiagem, mas em suma o pó serve para basicamente de deixar a pele mais sequinha, impedindo que a oleosidade dê aquele aspecto brilhoso e acabe derretendo sua maquiagem  e assentar produtos líquidos e cremosos aplicados no rosto como por exemplo base e corretivo

Existem diferentes tipos de pó como pó solto, compacto, translúcido e mineral, porém detalhes sobre cada tipo, como e aonde aplicar é um assunto para um outro post específico deste tópico.  A questão que quero abordar neste momento são qual deles levar em sua maleta de maquiagem.

Particularmente sempre indico o pó solto em 3 tonalidades diferente (claro, médio e escuro) pois assim você pode misturar as cores para atingir à tonalidade desejado.

Ok, o pó compacto pode ser mais fácil e prático, porém o pó solto confere um ar mais natural e menos carregado à maquiagem.

Também recomendo um pó translúcido, que é pó que não irá adicionar cor, deixando a pele com acabamento aveludado. Gosto muito de usar para assentar corretivo na região abaixo dos olhos. Mas cuidado, lembre-se sempre de aplicar com um pincel fofo e espalhar bem para não acumular e deixar aquela cara de “Dona Benta” na foto.

 6. Blush | Bronzer | Iluminador

Maleta de Maquiagem - Blush-Bronzer-Iluminadores

Blush

Assim como as bases, pó e corretivos, os blushes também possuem diferentes versões: em pó, em creme, mousse e líquido são os mais comuns. O blush, item fundamental da maquiagem serve não só para “quebrar” aquela cara de parede que ficamos depois de aplicarmos a base como também para revitalizar a fisionomia, dar aquele ar de saúde e conferir vida à nossa pele.

Então, qual tipo de Blush levar em nossa maleta de maquiagem e quais tons? Recomendo que leve os blushes em pó em sua Maleta de Maquiagem pois são os que mais se adequam em todos os tipos de pele.

Assim como os Batons que falaremos no item 9, o blush é um item que temos que ter diferentes cores para atender as nossas clientes de uma maneira mais ampla e completa. É importante ter 1 tom rosado, 1 tom de pêssego, 1 tom bronzeado, 1 tom mais avermelhado e 1 tom mais laranjado. Para facilitar ainda mais existem diversas paletas de Blushes  que possuem excelente pigmentação  e uma gama variada de tons atendendo a todos as tonalidades de pele. Aposte nisso!

Bronzer | Iluminador

Os bronzers e iluminadores servem para dar contorno ao nosso rosto, tirando aquele efeito chapado que a base dá.  Existe uma regrinha básica na maquiagem: tudo que iluminamos aparece mais, e tudo que escurecemos aparece menos.

O bronzer deve ser 1 ou 2 tons mais escuros que o tom de pele da cliente e o iluminador mais claro. Existem versões opacas e com brilho.

Para sua paleta de maquiagem opte por um bronzer opaco, mais clássico e  um iluminador luminoso  #obvio rsrs.

Você pode usar paletas de corretivos para fazer o contorno facial, porém recomendo que tenha ao menos um bronzer em pó que pode ser até mesmo um pó facial mais escuro.

Já o iluminador um tom puxado para o champagne cai bem com todos os tipos de pele, e para as negras um iluminador mais puxado para o dourado fica lindo.

7. Sombras (Unitárias, Paletas, Pigmentos, Glitters)

Maleta de Maquiagem - Sombras-Pigmentos-e-glitters

Sombras

Hora de dar cor e vida ao olhos das nossugiro as clientes.  São muitas as opções de sombras e cores que fica até complicado de decidir o que ter primeiro em nossa Maleta de Maquiagem. 

Como na maioria das vezes não sabemos qual será o desejo da nossa clientes, temos que ter opções. Por isso recomendo as paletas, pois em um só produto você tem infinitas cores. É importante escolher paletas que tenham cores neutras e também vibrantes.

Você pode optar por uma paleta de sombras matte e outra shimmer, com brilhos. Pois assim poderá fazer diferentes maquiagens.

Pigmentos e Glitters

Os pigmentos e glitters por serem soltos dão o maior trabalho na maquiagem e sempre fazem uma baguncinha. Porém dão um toque todo especial na maquiagem e é interessante ter algumas opções em sua Maleta de Maquiagem.

Para começar sugiro que tenha alguns tons mais básicos e que usam usados com mais frequência, como os iluminadores (pérola, durta cor, champagne) e alguns mais vibrantes como dourados, pratas, azuis, verdes, roxos.

Aos poucos você ampliando suas opções!

8. Lápis e Delineador

Maleta de Maquiagem - Lápis

Lápis

Os lápis são itens indispensáveis para qualquer maquiagem. Não tem muito segredo, prefira os mais macios e de longa duração. Existem infinidades de cores, mas os fundamentais para ter em sua Maleta de Maquiagem são os pretos e nudes.

Com o lápis preto você consegue um efeito mais marcante e poderoso no olhar já o lápis nude é responsável por deixar o olhar mais aberto e limpo.

Aos poucos você poderá ir ampliando sua coleção para outas cores, mas essas duas são indispensáveis.

Delineador

Existem diferentes tipos de delineadores, os líquidos (mais tradicionais), em pó (veja essa resenha), canetas, em pasta e em gel.

Há quem diga que os líquidos são melhores, que os em caneta são mais fáceis de usar e que os em gel dão um melhor acabamento e durabilidade.

Na minha opinião realmente os delineadores em gel possuem uma maior durabilidade, o que é excelente para uma maquiagem profissional porém como o delineado é algo que gera discussão e muita prática recomendo que escolha o tipo de delinador no qual você tem mais segurança para fazer o traçado perfeito.

Quanto a cor, de fato um delineador preto é indispensável em sua Maleta de Maquiagem.

9. Batons e Lápis para contorno

Maleta de Maquiagem - Batom-e-lapis-labial

Como não amar os batons. Essas belezinhas são itens indispensáveis em qualquer coleção de maquiagem e principalmente em sua Maleta de Maquiagem.

Assim como as sombras, os batons também possuem uma infinidade de cores,  e é fundamental ter algumas opções mais básicas em sua Maleta de Maquiagem.

A princípio opte por alguns de tons nudes, rosados, alaranjados, vermelhos e terrosos. Assim você atenderá diferentes tipos de perfis.

Lápis para contorno

Para um acabamento perfeito e delineado e também maior duração do batom é recomendado o uso de uma lapiseira | lápis de contorno labial.  Opte por um nude que cabe com a maioria dos batons e um vermelho.

10. Pincéis

Para uma maquiagem ter um acabamento perfeito, na minha opinião os pincéis fazem toda diferença. Ok, dá para se maquiar sem usar os pincéis mas quando falamos em maquiagem profissional os pincéis são fundamentais não somente pelo acabamento como também pela higiene.

Agora a pergunta é: Quais pincéis devo ter em meu Kit de Maquiagem? Pois bem, vou te ajudar nisso. Falando de pincéis quanto mais melhor, #ALokaDosPincéis , porém não é possível ter tudo logo de início né, então vamos aos principais:

Pincel para Base: língua de gato, kabuki, duo fiber são algumas opções. Na minha opinião o Pincel Kabuki de topo reto é o mais adequado para fazer a aplicação da base, dando um acabamento perfeito e uniforme na pele.

Pincel para Pó: dê preferência a um pincel bem fofo e grande, assim você irá conseguir aplicar o pó em todo o rosto esfumando bem e não deixando o produto concentrado.

Pincel para Blush: os pincéis para Blush chanfrado são os meus preferidos, pois além de aplicar o Blush, você consegue aplicar também o bronzer e o iluminador. Recomendo que tenha ao menos 2 unidades desse pincel, pois não vai rolar usar o mesmo pincel que você aplicou o bronzer por exemplo, para aplicar o iluminador.

Pincel de Aplicar Sombra: neste recomenda que tenha um pincel de cerdas naturais e um pincel de cerdas sintéticas. Produtos cremosos use o de cerdas sintéticas pois não irá reter o produto, já para sombras em pó opte pelo de cerdas naturais.

Pincel Lápis: pincel fundamental para aplicar sombra no canto da lágrima, esfumar rente aos cílios inferiores, marcar o côncavo.

Pincel para esfumar:  esse sim minha amiga, é fundamental. Um pincel fofinho para esfumar toda a sombra e não deixá-las marcadas, criando aquele efeito de transição e deixando sua maquiagem com acabamento profissional.

Pincel para delinear:  existem os mais fininhos e os chanfrados, adoro os chanfrados pois além de servir para delinear pode também ter outras funções como esfumar sombra rente aos cílios inferiores.

Pincel para lábios: normalmente aplicamos o batom direto da bala, mas para maquiadores é necessário o pincel para lábios pois é mais higiênico do que aplicar o batom direto da bala na cliente, sem falar que o acabamento fica mais bonito.

Um outro item nesta categoria de pincéis que recomendo muito é um Higienizador de Pincéis. Afinal, entre uma maquiagem e outra você deve manter os pincéis limpos para que não haja interferência nas cores e resultado final da make.

11. Descartáveis

Maleta de Maquiagem - Produtos Descartáveis

Por fim e não menos importante é fundamental termos em nossa Maleta de Maquiagem itens descartáveis como lenços umedecidos, hastes flexíveis, algodão.

São itens auxiliares fundamentais que muitas vezes esquecemos de levar. Portanto, não deixe os descartáveis de fora da sua check list.

UFA! Terminamos! 11 itens que são indispensáveis para ter uma maleta de maquiagem completa e atender muito bem suas clientes.

Como são muitas informações preparei um Check List para que vocês não se esqueçam de nada na hora de preparar sua Maleta de Maquiagem:

Maleta de Maquiagem - Check List

 

Espero que tenham gostado. E qualquer dúvida deixem aqui nos comentários. Vou adorar responder.

Beijinhos

assinatura